segunda-feira, 6 de maio de 2019

Temer vira réu pela sexta vez

Ex-presidente é acusado de tentar obstruir investigações da Lava-Jato e de comandar grupo criminoso; ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco também viraram réus: https://glo.bo/2V43rq6 #GloboNews

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Temer vira réu pela sexta vez

Bolsonaro nega divisão no governo: ‘Não existe grupo de militares nem de olavos aqui'

O presidente afirmou, após reunião com o ministro Paulo Guedes, que não há divisão entre a ala militar e a ala de apoiadores do ideólogo Olavo de Carvalho no governo. 'É um time só', disse: https://glo.bo/2ZZbU1j#GloboNews

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Bolsonaro nega divisão no governo: ‘Não existe grupo de militares nem de olavos aqui'

O mais corrupto presidente na história do Mundo (E-mail recebido no RS Notícias) – RS Noticias

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De: MANOEL NETO <msorianoneto@hotmail.com>
Enviado: domingo, 5 de maio de 2019 15:25
Assunto: ENC: O mais corrupto presidente na história do Mundo
    Repassando. Divulguem!!
“(…)Dessas mesmas ladroíces, que tu vês e consentes, hei de fazer um espelho em que te vejas — e quando vires que és tão réu de todos esses furtos, como os mesmos ladrões, porque os não impedes, e mais que os mesmos ladrões, porque tens obrigação jurada de os impedir, então conhecerás que tanto, e mais justamente que a eles, te condeno ao inferno.(…) – Sermão do bom ladrão, Padre Antonio Vieira (1655).
—– Original Message —–
Sent: Saturday, April 27, 2019 12:51 AM
Subject: O mais corrupto presidente na história do Mundo.
O Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva foi eleito pela Revista Economist, publicação britânica, como *O lobo em pele de Cordeiro, considerado o mais corrupto presidente na história do Mundo*.
A legenda da capa fala por si.
Divulguem.
A Imprensa Brasileira sempre foi CANALHA e ADESISTA. Uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças políticas que a dominam politicamente, é a nossa imprensa. Nossa imprensa é lamentavelmente ruim e não quero falar da televisão, que já nasceu COVARDE,CORRUPTA,VENAL e APÁTRIDA. (Millôr Fernandes).


O maior derrotado nestas eleições (2018) será o JORNALISMO. Nunca se viu tanta perversão, tanta canalhice, tanta servidão, tanta mentira, tanta sujeira, tanda covardia, tanto escárnio. Os jornalistas dignos (muito poucos) devem estar envergonhados.(Millôr Fernandes sempre esteve certo).

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O poder da retórica

Existe uma relação entre linguagem e cosmovisão coletiva. Várias teorias sustentam que uma linguagem contém uma visão do mundo que é um reflexo da cultura e da mentalidade coletiva de um povo ou comunidade linguística.

O determinismo linguístico defende a ideia de que a organização cognitiva é limitada por categorias linguísticas, de modo que a linguagem atua como um filtro de pensamento, determinando nossa maneira de pensar e perceber a realidade.

O relativismo linguístico sustenta que cada idioma contém uma concepção peculiar do mundo (compartilhada por um povo ou comunidade). Como não há delimitações conceituais a priori, cada linguagem teria suas próprias distinções e imagens codificadas da realidade.

O fato de uma linguagem estabelecer um elo entre duas realidades por meio de uma conexão lexical, reflete uma associação conceitual ou cognitiva derivada da experiência ou conhecimento do mundo.

Dada a complexidade e diversidade interna das sociedades e culturas do mundo moderno, as abordagens da antropologia linguística clássica são insuficientes e limitadas, pois partem do pressuposto de que a cultura é um todo homogêneo, essencialista, coletivo e integrador.

O mundo descrito pelas línguas é um mundo percebido e não um mundo metafísico sem um sujeito cognitivo. Embora a configuração da realidade exista independentemente do sujeito, padrões culturais e modelos cognitivos são guiados e determinados pelo paradigma cultural e social.

A realidade ontológica (o mundo externo como é) existe independentemente da nossa mente, mas não pode ser conhecida fora do nosso aparato sensorial e conceitual. Portanto, não pode ser apreendido sem a participação ativa do sujeito. A realidade conhecida é a realidade fenomenológica, isto é, o mundo externo como é percebido.

A realidade ontológica preexiste à observação, e a realidade fenomenológica é criada pelo sujeito observador. Os paradigmas culturais em que um conceito é criado, desempenham um papel fundamental na formação do aparato sensorial e conceitual dos indivíduos, grupos sociais e até nações.

Em um país onde a controvérsia e a violência vendem, a mídia e a política desempenham um papel fundamental na construção de conceitos e relações entre os seres humanos.

O discurso oriundo da classe política de um país, e o modo como a mídia, seja por meio de jornais, televisão, rádio, blogs ou redes sociais, influencia o imaginário social e o aparato sensorial. Geram acumulação conceitual na memória coletiva.

No Brasil, a configuração discursiva dos governos de esquerda e direita, impacta em diferentes áreas – psicológicas, sociais, etc. – e é importante refletir sobre sua importância psicossocial. A violência do discurso político e midiático brasileiro evidencia a necessidade de formular e desenvolver propostas alternativas, pois não só é possível identificar as estratégias retóricas dos grupos que recorrem à violência como estratégia para a solução de conflitos sociopolíticos, também permite a possibilidade de prever o uso da violência e refletir sobre o papel desempenhado pelos diferentes grupos na construção da sociedade.

É importante compreender a importância de formar pensamento crítico e inovação discursiva de impacto sociocultural, o que cause uma alternativa aos discursos vácuos e agressivos – e seus resultados – de agentes públicos irresponsáveis que levam ao sentimento generalizado de insegurança, pânico social e moral.

A retórica se configura como um sistema de construção de discurso onde o emissor, agente ativo, utiliza uma técnica para se expressar adequadamente com a finalidade de alcançar a persuasão do receptor, o agente passivo. A construção conceitual desse discurso transcende o agente ativo, que o precede, e acaba transformando ambos os agentes – ativos e passivos – em prisioneiros, deixando-os sem autonomia ou liberdade elaboração conceitual.

A linguagem como uma comunicação da faculdade humana através de meios linguísticos tem múltiplas manifestações que compõem todo discurso. Existem muitas definições que podem ser encontradas em torno do conceito de poder. No entanto, se algo é claro, é que a linguagem humana é PODER.


Dynamic Mindset