Elizabeth Southerden Thompson (3 de novembro de 1846 - 2 de outubro de 1933), mais tarde conhecida como Lady Butler , [1] foi uma pintora britânica especializada em pintar cenas de campanhas e batalhas militares britânicas, incluindo a Guerra da Criméia e as Guerras Napoleônicas . Seus trabalhos notáveis incluem The Roll Call (comprado pela Rainha Victoria ), The Defense of Rorke's Drift e Scotland Forever! (mostrando os Scots Grays em Waterloo ). Ela escreveu sobre suas pinturas militares em uma autobiografia publicada em 1922: "Eu nunca pintei para a glória da guerra, mas para retratar seu pathos e heroísmo".[2] [3] [4] Ela era casada com o oficial do exército britânico Sir William Butler , tornando-se Lady Butler depois que ele foi nomeado cavaleiro. [1]
Infância e educação
Nascida na Villa Claremont em Lausanne , Suíça , Butler era filha de Thomas James Thompson (1812–1881) e sua segunda esposa, Christiana Weller (1825–1910). Sua irmã era a notável ensaísta e poetisa Alice Meynell . Elizabeth começou a receber instrução artística em 1862, enquanto crescia na Itália . Em 1866, ela entrou na Escola Feminina de Arte em South Kensington , em Londres. Ela começou a expor suas obras de arte, geralmente aquarelas, como estudante. Em 1867, uma aquarela, Bavarian Artillery Going into Action , foi exibida na Dudley Gallery, uma das galerias preferidas por artistas mulheres. No mesmo ano, ela expôs uma pintura a óleo, Horses in Sunshine, na Sociedade de Artistas Femininas .
Ela se tornou católica romana junto com o resto de sua família depois que eles se mudaram para Florença em 1869. Enquanto em Florença, sob a tutela do artista Giuseppe Bellucci (1827-1882), ela frequentou a Accademia di Belle Arti . Ela assinou seus trabalhos como EB, Elizth. Thompson, ou Mimi Thompson (ela era chamada de "Mimi" desde a infância). [2] [3] [4]
Carreia artística
Inicialmente, Butler se concentrou em assuntos religiosos como O Magnificat (1872), mas ao ir a Paris em 1870, ela foi exposta a cenas de batalha de Jean Louis Ernest Meissonier e Édouard Detaille , e mudou seu foco para pinturas de guerra. Com a pintura Desaparecida (1873), uma cena de batalha da Guerra Franco-Prussiana que retrata o sofrimento e o heroísmo dos soldados comuns, ela ganhou sua primeira submissão à Academia Real . A pintura de Butler The Roll Call , que mostrava uma linha de soldados desgastados pelo conflito, foi mostrada em 1874 na Exposição de Verão da Royal Academye tornou-se tão popular que um policial teve que se posicionar ao lado da pintura para regular as multidões que vinham vê-la. [5] Butler escreveu que após a abertura da Exposição de Verão, ela acordou e se viu famosa. [5]
Sua fama aumentou à medida que as pinturas percorreram a Europa, juntamente com fotografias de Elizabeth. Ela ganhou ainda mais atenção porque as pessoas descobriram que ela era jovem e bonita, algo normalmente não associado a pintores de cenas de batalha. Também ajudou que, durante esse período, houvesse uma enorme onda de orgulho e romantismo vitoriano pelo crescente Império Britânico . [2] [3] [4]Enquanto os tópicos de Lady Butler refletiam tal romantismo, suas pinturas eram geralmente realistas em detalhes, com aspectos como confusão, lama e exaustão sendo retratados com precisão. Seus trabalhos tendem a se concentrar em tropas britânicas mostradas em ação, ou logo após, mas evitando cenas de combate corpo a corpo. As tropas são frequentemente mostradas como seus oponentes podem tê-las visto, mas relativamente poucos dos próprios oponentes são mostrados.
Em 1879, Butler chegou a dois votos de se tornar a primeira mulher a ser eleita como membro associado da Royal Academy (além de dois membros fundadores, Mary Moser e Angelica Kauffman ; em última análise, a primeira mulher associada foi Annie Swynnerton , eleita em 1879). 1922, e o primeiro membro pleno foi Laura Knight em 1936).
Após seu casamento em 1877 com William Francis Butler , um distinto oficial do exército britânico , de Tipperary , Irlanda, Butler viajou para os confins do Império com o marido e criou seus seis filhos. Butler também fez algumas ilustrações em preto e branco, incluindo poemas de sua irmã, Alice Meynell, e obras de Thackeray . Ela exibiu seu trabalho no Palace of Fine Arts e no The Woman's Building na Exposição Colombiana Mundial de 1893 em Chicago, Illinois. [6] Sua filha, Elizabeth Butler, casou-se com o tenente-coronel. Randolph Albert Fitzhardinge Kingscote (nascido em 6 de fevereiro de 1867, falecido em 8 de dezembro de 1940) em 24 de julho de 1903.
Vida e morte posteriores
Com a aposentadoria de seu marido do exército, ela se mudou com ele para a Irlanda, onde moraram no Castelo de Bansha , Condado de Tipperary . Ela mostrou fotos na Royal Hibernian Academy de 1892. Entre as pinturas que ela levou com ela para County Tipperary estava um conjunto de aquarelas que ela pintou enquanto estava com seu marido na Palestina . Durante a Guerra Civil Irlandesa eles foram transferidos para sua filha no Castelo de Gormanston por segurança, mas foram quase todos destruídos posteriormente por bombas alemãs em Londres durante a Segunda Guerra Mundial .
Lady Butler ficou viúva em 1910, mas continuou a viver em Bansha até 1922, quando passou a residir com a mais nova de seus seis filhos, Eileen, Viscondessa Gormanston , em Gormanston Castle, County Meath . Ela morreu lá pouco antes de seu aniversário de 87 anos e foi enterrada no cemitério Stamullen nas proximidades . [2] [3] [4]
Butler foi incluída na exposição de 2018 Mulheres em Paris 1850–1900 . [7]
Pinturas
- O Magnificat (1872)
- Desaparecido (1873)
- Chamando o rolo após um noivado, Crimeia (ou The Roll Call (1874) - HM The Queen; Palácio de Buckingham )
- Perdido (1874) [8]
- O 28º Regimento em Quatre Bras (1875 – Galeria Nacional de Victoria , Melbourne )
- Balaclava (1876 – Galeria de Arte da Cidade de Manchester )
- The Return from Inkerman (1877 – Ferens Art Gallery, Kingston upon Hull )
- Remnants of an Army (1879 – Galeria Tate exibida no Somerset Military Museum , Taunton )
- Listado para os Connaught Rangers (1879 - Bury Art Museum )
- The Defense of Rorke's Drift (1880 - HM The Queen; Castelo de Windsor )
- Escócia para sempre! (1881 – Galeria de Arte de Leeds )
- Tel-el-Kebir (1885)
- Para a Frente: Cavalaria Francesa Deixando uma Cidade Bretã na Declaração de Guerra (1888–89 – Coleção Particular)
- Despejado (1890 - The Irish Folklore Commission University College Dublin )
- O Corpo de Camelos (1891)
- Parar em uma marcha forçada (1892 - Shropshire Military Museum, Shrewsbury )
- O resgate dos feridos (1895)
- O Amanhecer de Waterloo (1895 – Palácio das Malvinas )
- Steady the Drums and Fifes (1897 - HM The Queen; 57º Regimento, The Middlesex)
- Floreat Etona! (1898 – Coleção Particular)
- Amanhecer em Waterloo (1898 – Coleção Particular)
- A Manhã de Talavera (1898)
- As Cores: Avanço dos Guardas Escoceses no Alma (1899 - Guardas Escoceses )
- Within Sound of Guns (1903 - pintado no Castelo de Bansha; Staff College, Camberley )
- Stand Fast Craigellachie (1903 – Museu Nacional da Guerra da Escócia)
- Resgate de feridos, Afeganistão (1905 – Staff College, Camberley )
- Em vão! Rally para uma última carga dos Cuirassiers (1912 – Coleção Particular)
- Os 16º Dragões Ligeiros salvando os restos da União Brigada (1915 – Coleção Particular)
- Na manhã de Talavera (1923 – Coleção Particular)
- The Charge of The Dorset Yeomanry em Agagia, 26 de fevereiro de 1916 (1917 - [The Keep Military Museum, Dorchester])
- A Lament in the Desert (1925 – Coleção Particular)
- In the Retreat from Mons: The Royal Horse Guards (1927 – Royal Hospital, Chelsea )
- Um Destacamento de Cavalaria na Flandres (1929 - Coleção Particular)
Literatura
Trabalhos de
- Cartas da Terra Santa (Londres: A & C Black, 1903).
- De Sketchbook and Diary (Londres: A & C Black, 1909)
- Uma Autobiografia (Londres: Constable & Co., Ltd., 1923).
- Autobiografia (Sevenoaks: Fisher Press, 1993). ISBN 1-874037-08-6
Trabalha sobre
- Fillimore, Francisco. - "Pintor de batalha da Grã-Bretanha: Lady Butler e sua arte". – New England Home Magazine . – Vol. XII, nº 13, setembro de 1900, pp. 579–587 (também publicado na Windsor Magazine . – Vol. XI, dezembro de 1899 – maio de 1900, pp. 643–652)
- Gladwell, Malcom. (2016). "A Dama Desaparece". – Episódio 1, Temporada 1, Podcast de História Revisionista. http://revisionisthistory.com/episodes/01-the-lady-vanishes
- Gormanston, Eileen. (1953). – Um pouco guardado . – Nova York: Sheed e Ward
- Harrington, Pedro. (1993). – Artistas britânicos e guerra: a face da batalha em pinturas e gravuras, 1700–1914 . – Londres: Greenhill. – ISBN 1-85367-157-6
- Lalumia, Mateus Paulo. - "Lady Elizabeth Thompson Butler na década de 1870". – Revista de Arte da Mulher . – Vol. 4, nº 1, primavera-verão de 1983, pp. 9-14
- Lei, Miguel. – "Um Centenário da Pintura Militar". – Exército Trimestral . – outubro de 1967
- Meynell, Wilfrid . (1898). – A Vida e Obra de Lady Butler . – Londres: The Art Annual
- O'Byrne, MK - "Lady Butler". – Irlandês Mensal . – dezembro de 1950
- Usherwood, Paulo. – "Elizabeth Thompson Butler: um caso de tokenismo." – Revista de Arte da Mulher . – Vol. 11, outono-inverno 1990–91, 14–15
- Usherwood, Paul e Jenny Spencer-Smith, (1987). – Lady Butler, Artista de Batalha, 1846–1933 . – Gloucester: Sutton. – ISBN 0-86299-355-5
- Walker, J. Crompton. (1927). – Vida e paisagem irlandesa . – Dublin: Talbot Press
- Revisão de artes irlandesas . - "Os Expositores da Real Academia Escocesa 1826-1990". – Volume 4 Número 4: Inverno de 1987. (Calne 1991)
- Capítulo 3, The Victorian Artist por Julie Codell, 2012, Cambridge UP.
- Capítulo 5, Masculinidades na pintura vitoriana por Joseph Kestner, 1995, Scolar Press.
Referências
- "Mordomo (Elizabeth), Lady" . Quem é quem . Vol. 59. 1907. p. 264.
- Usherwood, Paul e Jenny Spencer-Smith, (1987). – Lady Butler, Artista de Batalha, 1846–1933 . – Gloucester: Sutton. – ISBN 0-86299-355-5
- Elizabeth Thompson (Lady Butler) Arquivado em 9 de dezembro de 2004 na Wayback Machine – Spartacus Educational Schoolnet. – Recuperado: 2005-05-01
- Obituário: The Times . 3 de outubro de 1933.
- O Grande Espetáculo:: 250 Anos da Exposição de Verão . Real Academia de Artes. 2018. pág. 105. ISBN 978-1-910350-70-6.
- Nichols, KL "Arte Feminina na Feira e Exposição Colombiana do Mundo, Chicago 1893" . Recuperado em 26 de julho de 2018 .
- Madeline, Laurence (2017). Mulheres artistas em Paris, 1850-1900 . Imprensa da Universidade de Yale. ISBN 978-0300223934.
Links externos
- Obras de Elizabeth Butler no Projeto Gutenberg
- Obras de ou sobre Elizabeth Thompson no Internet Archive
- Trecho sobre a carreira de Thompson de 'The Britain that Women Made', um documentário da BBC de Amanda Vickery
- 18 obras de arte de ou após Elizabeth Thompson no site Art UK
- Retratos de Elizabeth Thompson na National Portrait Gallery, Londres
Wikipédia
Saiba mais:
Elizabeth Thompson - 57 obras de arte - pintura - Wikiart
Elizabeth Thompson | Sartle - Rogue Art History
Elizabeth Thompson - 27 artworks - Art Renewal Center
Elizabeth Thompson Capa comum – 15 agosto 2011 - Amazon
Paintings & Drawings (Zedign Art Series) (English Edition)
The Art of Empire: Great Britain's Victorian War Artist ...
Biographies: Lady Butler - The British Empire
Elizabeth Thompson (Lady Butler) - Spartacus Educational
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